Finalidade Economia Notícias Projetos Investimentos Anuncie Mapa do Site English
   

Coluna Sônia Falvo

 

 

Região Amazônica:

Conheça e defenda a maior riqueza natural do planeta!

A importância da criação de um site que tenha por objetivo principal a defesa de exploração das riquezas naturais da região Amazônica de forma controlada, equilibrada e auto-sustentável é, por si só, motivadora e incentivadora da participação de qualquer cidadão.

O ecossistema da região Amazônica, considerado o "pulmão do mundo", tem em suas entranhas mais riquezas do que se possa imaginar. Num momento como o atual, em que o homem amplia suas pesquisas em busca de formas alternativas e, em especial, naturais para prevenir e curar seus males e, além disso, melhorar sua estética, há que se levantar bandeiras em defesa de controles a uma exploração que, fatalmente, aumentará naquela região, devido a sua própria grandeza e riqueza. 

Não se pode permanecer calado quando já se conhece o que tem ocorrido até agora. Notícias quase que diárias nos colocam a par de situações de exploração descontrolada e desenfreada, ceifando árvores centenárias, cuja reposição poderá até não ocorrer ou levar outros tantos anos. Além disso, a fauna da região também vem sendo ameaçada por pessoas que sequer se preocupam em avaliar se algumas dessas espécies estejam correndo risco de extinção. 

Felizmente iniciativas e ações vêm sendo tomadas para que se estabeleça um controle sobre a região, ainda que tímidas para o porte do que se pretende proteger. A pressão exercida por organizações e cidadãos preocupados com a preservação vem surtindo alguns resultados.

Lutar pela exploração auto-sustentável e contribuir para a sua preservação são mais do que uma simples preocupação com a devastação descomedida. Demonstra, além do combate a situação atual, um grande empenho para que todas as gerações futuras sempre venham a ter uma condição de vida em que possam dispor, como têm direito, de todos os benefícios que só a natureza pode lhes dar para uma sobrevivência com qualidade.

Há que se lembrar, ainda, a defesa do direito a uma vida digna a todos os povos que sempre habitaram a região amazônica e que devem ter preservado suas condições de trabalho através de um extrativismo controlado para que lá possam permanecer fixados, sem ter de migrar para outras regiões em busca de sobrevivência para si e seus familiares.

Enfim, a divulgação de informações, legislações, situações, literaturas, sugestões e tudo o mais que venha em defesa dessa causa, pode melhorar o conhecimento e esclarecimento dos que acessam o site, aumentando o "exército" de defensores dessas riquezas naturais. Assim, cada cidadão brasileiro que se torne consciente da situação de exploração, poderá juntar suas forças aos que já lutam por esse ideal e ajudar a combater o ataque ao colossal ecossistema existente na região amazônica. Empunhando essas "armas pacíficas" - divulgação, denúncias, artigos, informações, cartas aos órgãos competentes e responsáveis - certamente se conseguirá maior atenção para os problemas que afligem a grande região Amazônia Legal

É preciso que todos estejam conscientes e empenhados em vencer a grande batalha, cujo maior objetivo é conseguir a implantação oficial de um sistema de bio-exploração controlada e auto-sustentável.

Sônia Falvo